Apresentação

O Núcleo de Estudos de Escrituras Performáticas Andinas (NUEEPA) possui o objetivo de promover pesquisas sobre A encenação de sujeitos andinos em escrituras performáticas produzidas na região andina. O NUEEPA está vinculado aos Grupos de Rede de Estudos Andinos e Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP).

O NUEEPA está vinculado aos Projetos de Pesquisa:  

Andinidades em cena: teatro, dramaturgias e escrituras performáticas (iniciado em 2022)

Resumo da Proposta Geral do Projeto de Pesquisa: Neste projeto de pesquisa pretende-se verificar e demonstrar como as andinidades se fazem presentes em escrituras performáticas (textos literários) incluindo aí os gêneros narrativos, épicos e líricos, e artes visuais, figuras, desenhos, fotografias, cinema, telas e esculturas), e, principalmente, no teatro e em dramaturgias produzidas na e em diálogo com a região andina, por sujeitos andinos. Oriento-me pelas seguintes questões: como as cosmogonias, espistemologias e experiências de sujeitos andinos são levadas à cena em produções culturais e artísticas atuais? Quais são os mecanismos de reprodução, atualização e transmissão da memória coletiva e da ancestralidade, dos povos originários que pertencem à região andina, acionados por artistas criadores? Nossa hipótese é que, partindo do conceito de andinidade como como eixo temático, será possível demonstrar que as andinidades se presentificam como lócus enunciativo, através do corpo, da voz, da linguagem e da performance discursiva dos e das artistas criadores e criadoras estudadas em sua relação com a memória cultural comunitária e através de estratégias de tradução cultural que buscam reproduzir, atualizar e transmitir essa memória cultural comunitária como modo de resistência e ativismo político.

 

Sujeitos andinos em cena: teatro, performance e as dramaturgias ausentes (Iniciado em 2018 e concluído em 2022).

Resumo da Proposta Geral do Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa Sujeitos andinos em cena: teatro, performance e as dramaturgias ausentes propõe uma proposta de investigação que dará continuidade às pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito de meus estudos sobre perfomance e estudos andinos. O tema da pesquisa refere-se à necessidade de atualizar e desenvolver reflexões teóricas e análises críticas sobre a encenação do sujeito andino no teatro, em performances e textos dramáticos e espetaculares, produzidos no Peru, na Bolívia, no Chile e na Colômbia, chamando atenção para as distintas formas em que se dá a encenação e a presença de sujeitos andinos em obras teatrais e diferentes dramaturgias que trazem os corpos e os saberes étnicos desses sujeitos à cena como tema e/ou lugar enunciativo. Além disso, outras manifestações culturais étnicas caracterizadas pela teatralidade serão analisadas, como é o caso das festas, das peregrinações e dos rituais religiosos, além de ações no espaço político público atravessadas pela linguagem da performance. Desse modo, o projeto pretende oferecer como produto final da pesquisa um mapeamento de um corpus de produções teatrais, performances e textos dramáticos e espetaculares produzidas nesses quatro países e que, na atualidade, trazem à cena corpos dos sujeitos e das cosmogonias andinos, como forma de resistência cultural e ativismo político.

 

A encenação do sujeito andino em escrituras performáticas produzidas nos Andes peruanos: resistência política e cultural.  (Iniciado em 2015 e concluído em 2018).

Resumo da Proposta Geral do Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa A encenação do sujeito andino em escrituras performáticas presentes nos Andes peruanos: resistência política e cultural, tem o objetivo de articular as relações entre a memória e a história a partir da encenação do sujeito andino como eixo temático e forma de ativismo político em diversas escrituras, produzidas em textos literários (incluindo aí os gêneros narrativos, épicos e líricos) e a sua relação com as artes visuais (figuras, desenhos, fotografias, cinema, telas e esculturas), com o teatro e com a dança. Chamo de escrituras performáticas aquelas produções artísticas e culturais que se caracterizam pela produção de sentidos ou dispositivos referenciais elaborados por meio dos atos de fala de processos de socialização intermediadas pelas identidades étnicas e de gênero, e da construção discursiva da memória histórica e coletiva, referentes aos sujeitos que no fato mnemônico narrado estão inseridos. O projeto possui, portanto, um caráter comparado e interdisciplinar, cujo propósito é promover diálogos entre a literatura, outras artes e mídias, a história, a antropologia e as ciências políticas através da atividade de tradução de obras produzidas no Peru durante os séculos XX e XXI, porém em diálogo com outras escrituras coloniais. A proposta de trabalho apresentada é orientada pela seguinte questão: pode a encenação do sujeito andino, nas escrituras performáticas, configurar a encenação de um tempo histórico e desvelar memórias extraoficiais que os arquivos da memória histórica não registram, e qual é a diferença de perspectiva entre elas? Ao elencarmos um corpus para pesquisa composto por seis obras literárias, produzidas no Peru, no contexto anterior e posterior ao Conflito Armado Interno vivido por este país entre as décadas de 1980 a 2000, propomos a tradução dessas obras, que será realizada por um grupo de estudantes do Curso de Letras Espanhol do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. A tarefa tradutória fará parte do processo de investigação das obras e possibilitará o aperfeiçoamento profissional dos estudantes envolvidos. Com isso, além da divulgação de tais obras para o público brasileiro, espera-se estabelecer uma aproximação orgânica dos envolvidos no projeto em relação às produções estéticas e culturais produzidas no Peru, sob a perspectiva do andino. 

 

Linhas de pesquisa: Estudos de Tradução Cultural e Intersemiótica; Documentos da Memória Cultural 

 

Coordenadora: Profª. Drª. Carla Dameane Pereira de Souza