Um calendário contra o esquecimento: a memória do conflito armado interno do Peru (1980-2000) no projeto “Un día en la memoria” (2011), de Mauricio Delgado

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre questões que envolvem a relação entre a fotografia, a memória e o testemunho e analisar de que maneira essa relação faz-se presente no projeto artístico de Net Art “Un día en la memoria” (2011), de Mauricio Delgado. Nesse projeto, Delgado propõe uma ressignificação dos calendários comuns que destacam aquelas datas relacionadas às comemorações cívicas e religiosas, ao criar um calendário no qual todos os dias do ano estão marcados pela recente história do Conflito Armado Interno (CAI) vivido pelo Peru entre os anos 1980 e 2000. Para confecção do calendário, o artista visual utilizou testemunhos e fotografias divulgados pelas imprensas jornalística e oficial do Estado e das Organizações de Direitos Humanos de seu país e sobre esses materiais empregou variadas técnicas da arte digital oferecendo a eles um novo formato. Desse modo, as reflexões aqui propostas devêm da necessidade de responder a questionamentos que dizem respeito ao modo como este projeto assume o caráter de arte de contrainformação, uma vez que intervém no espaço público (virtual e urbano) como forma de afrontar a amnésia coletiva.

Autores: 
DAMEANE, Carla Pereira de Souza. “Um calendário contra o esquecimento: a memória do conflito armado interno do Peru (1980-2000) no projeto “Un día en la memoria” (2011), de Mauricio Delgado”. In: Aletria: Revista de Estudos de Literatura. Vol. 24. Número 2. Literatura e Fotografia. 2014, p. 111-124. ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica).
Share/Save